Palestras e discussões com Pesquisadores e Lideranças nacionais e internacionais.




Alessandro Marguerita

Alessandro Margherita

Primeiro autor do artigo que revisita o modelo Stakeholder University analisando suas diretrizes para aplicação às organizações estendidas, é professor de Engenharia e Gestão no Departamento de Engenharia da Universidade de Salento. Com passagens pelo Centro de Negócios Digitais do MIT – Sloan School of Management (EUA), e pesquisador visitante no PKU – Universidade de Pequim (China) é pesquisador afiliado do CCI – Centro de Inteligência Coletiva do MIT – Sloan School of Management (EUA). Tem mais de 50 publicações em conferências e revistas internacionais tratando de sistemas de gestão; processos de negócio; sistemas de informação, empreendedorismo tecnológico e de engenharia de empresa e de projeto.  É autor de 3 manuais sobre engenharia econômica e gestão de processos e de 5 diferentes modelos para a engenharia de gestão. Todos os modelos percebem as organizações de maneira interdisciplinar, somando a visão sistêmica e tecnológica orientadas à “resolução de problemas que são típicos do mundo da engenharia”.



Aldo Baptista Neto

Aldo Baptista Neto

É Academia de Policia Militar de SC, Curso de Formação de Oficiais-1989/1992; Pós
graduado pelo Centro de Ensino da Policia Militar de SC, Curso de Especialização de Bombeiros para Oficiais-1997; Unissul Business School, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública, com ênfase em gestão de Serviços de Bombeiro-2007; UDESC/ESAG, Curso de Especialização “lato Sensu” em Gestão em administração Pública – 2015; Instituto Catarinense de Pós Graduação – ICPG/ASSELVI, Curso de Psicopedagogia Institucional-2002- 2004; Atuou como Secretário Municipal de Defesa Civil de Blumenau de 2010 a 2011, Diretor Estadual de Resposta a Desastres na Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina de 2011 a 2014 e atualmente exerce o cargo de Comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar – Instituição de Ensino Superior.

 

Aline de Brittos Valdati

Doutoranda e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), integrando o Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) e o Nucleo de engenharia de integração e governança do conhecimento (ENGIN). Graduada em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Atuou com Gestão de Projetos na área de desenvolvimento de sistemas e como professora na área de Informática no Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio.


Alexandre Corrêa Dutra

Alexandre Corrêa Dutra

É graduado pela Academia de Policia Militar de SC, Curso de Formação de Oficiais-
1988/1991; Bacharelado em Direito – Universidade do Vale do Itajaí – 1997; Pós graduado pelo Centro de Ensino da Policia Militar de SC, Curso de Especialização de Bombeiros para Oficiais- 2001; Unissul Business School, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública, com ênfase em gestão de Serviços de Bombeiro – 2007; UDESC/ESAG, Curso de Especialização “lato Sensu” em Gestão em administração Pública – 2015; Curso de pós graduação Lato Sensu em Direito Civil e Processo Civil no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC – 2004 – 2005. Atuou como Comandante do Centro de ensino Bombeiro Militar de 2003 a 2012; Chefe da 3ª Seção do Estado Maior Geral do CBM (planejamento, ensino e operações) de 2012 a 2016 e atualmente exerce a função de Diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.



Ana Paula Limaco Pacheco

Ana Paula Limaco Pacheco

Graduada, Bacharelada e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Educação à Distância e pós-graduanda em Gestão da Segurança Pública e Criminologia Aplicada. Servidora estadual da Secretaria de Segurança Pública do estado de Santa Catarina, com o cargo Psicólogo policial da Polícia Civil. Atuou com grupos vulneráveis em Delegacias de polícia Especializadas, passando a integrar, desde o ano 2013, o quadro funcional da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina, ACADEPOL.Atualmente coordena o Setor de Psicologia da ACADEPOL. Docente titular das Disciplinas Avaliação Psicológica no Contexto Trabalho, Saúde e Qualidade de Vida, Abordagem Sócio Psicológica da Violência e do Crime, Princípios de Excelência no Atendimento e Ética e Cidadania na mesma instituição.Membro da Comissão de Estágio Probatório e da Comissão de Concurso Públicod daPolícia Civil de Santa Catarina.



André Luiz Bermudez Pereira

André Luiz Bermudez Pereira

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas com Especialização em Ciências Penais pela UNIDERP. É mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como Delegado de Polícia em Santa Catarina e Coordenador Pedagógico da Academia da Polícia Civil – ACADEPOL, já tendo atuado como Coordenador da Central de Plantão Policial de Tubarão e Delegado Regional de Polícia. É professor titular da disciplina de Sistema de Segurança Pública na ACADEPOL, tendo lecionado as disciplinas de Direito Processual Penal e Direito Penal na UNOESC/SC e Direito Constitucional e Processo Penal na UNISUL/SC. É palestrante na área de segurança pública com o tema: Segurança Pública à luz da Constituição Federal e Organizações Criminosas.



Andrea Steil

Andrea Steil

Psicóloga, Mestre em Administração (UFSC) e Doutora em Engenharia de Produção (UFSC) é professora do Departamento de Psicologia da UFSC e, também, dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e de Psicologia da mesma universidade. É líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e o Laboratório de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT).  Possui mais de 85 publicações científicas, entre artigos científicos em revistas, congressos nacionais e internacionais, assim como livro e capítulos de livros nas áreas de aprendizagem organizacional e conhecimento organizacional.



Andrea Steil

Andreas Ufer

Formado em engenharia pela Poli-USP e pela Universidade de Aachen na Alemanha, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV e pós-graduação executiva em Estratégias de Impacto Social pela Universidade da Pensilvânia. Atualmente empreende o Sense-Lab, organização que atua em inovação, design de negócios e desenvolvimento humano com foco em criar valor compartilhado, gerando financeiro e sócioambiental simultaneamente. Atua também como professor convidado do Certificate for Business Administration do Insper e como local faculty no curso IHP Social Entrepreneurship Innovation, Technology, Design, and Social Change, curso internacional de 4 meses com passagem por 4 países: EUA, Uganda índia e Brasil.



Ângela Amim

Ângela Amim

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina com dissertação intitulada Gestão Integrada de Riscos na Administração Pública. É Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina com a tese intitulada Avaliação da Maturidade da Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Dirige suas pesquisas principalmente para os seguintes temas: gestão pública, sustentabilidade, gestão do conhecimento, gestão por indicadores e gestão de cidades. Foi eleita vereador em Florianópolis em 1988-1990. Deputada Federal por Santa Catarina de 1991-1995 e de 2007 a 2011. Foi Prefeita de Florianópolis de 1997-2005.



Claudete Lehmkuhl

Claudete Lehmkuhl

Coronel da Polícia Militar. Possui 34 anos de serviço. Foi Comandante da Companhia de Polícia Militar Feminina do Estado de Santa Catarina, atuou no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como no Conselho Estadual de Entorpecentes. Exerceu a função de coordenadora estadual do PROERD. Foi coordenadora do Centro de Controle Operacional dos Projetos Especiais para os jogos Pan-americanos (2007), assim como Diretora de Projetos Especiais da Secretária Nacional de Segurança Pública para grandes eventos . Trabalhou como Diretora do Colégio Feliciano Nunes Pires, Chefiou o Centro de Comunicação Social da PMSC. Comandou a 7ª RPM. Atualmente é a Diretora de Instrução e Ensino da PMSC. Concluiu os seguintes cursos: Curso de Formação de Oficiais, Curso de Especialização em Psicotécnica Militar, Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-graduação em Políticas Públicas pela UDESC, Curso de Instrutor, Mentor Master do PROERD. Pós-graduação – Latu Sensu em Segurança Pública – UNISUL, Pós-graduação em Segurança Pública – Latu Sensu em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela UNISUL.



Cleide Gomes

Cleide Gomes

Pedagoga Organizacional possui formação em Coaching, com diversas certificações nacionais e internacionais, Mentoring, Liderança, Design e Facilitação de Diálogos, Metodologias Participativas. Desenvolveu a sua carreira profissional no Serviço Público Federal onde sempre procurou fazer a diferença desenvolvendo pessoas e deixando um legado. Foi a responsável pela Implantação da Gestão do Conhecimento (GC) na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – Superintendência de Aeronavegabilidade, e com este trabalho o Brasil recebeu pela 1ª vez na sua história, o 1o lugar no prêmio europeu de Gestão do Conhecimento promovido pela Knowledge Management and Intellectual Capital Excellence Awards 2016, na Irlanda do Norte. Em maio de 2016 decidiu voar solo e fundou a Cleide Gomes – Coaching & Consulting, uma instituição de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.



Costa Neves

Costa Neves

Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).









Cristiano Cunha

Cristiano Cunha

Graduado em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil. Possui doutorado em Adminstração de Empresas – Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina ocupando o cargo de Coordenador de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estratégias organizacionais. Com diversos projetos realizados em parcerias com empresas brasileiras, bem como orientações de mestrados e doutorados concluídas, é referência nas áreas de planejamento estratégico e formação de lideranças.



Demis Marques

Demis Marques

Possui graduação em Adminitração Pública e especialização em Educação Corporativa. Atua no Laboratório de transportes e Logística (Lab Trans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolvendo pesquisas em gestão do conhecimento aplicada a projetos, e em grupos de estudos do Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação (ENGIN) e do Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI). Possui experiência anterior em pesquisas ligadas ao uso de sistemas para tomada de decisão e sistemas de geoinformação. Sua trajetória acumula experiências em empresas como Whirlpool S.A., FIESC e Meister desenvolvendo atividade de planejamento e implantação de sistemas de melhoria na qualidade e desempenho organizacional. Tem interesse em pesquisas relacionadas a gestão do conhecimento, governança do conhecimento, gestão da inovação, engenharia do conhecimento, sistemas e geoinformação para tomada de decisão.



Denilson Sell

Denilson Sell

Possui bacharelado em Ciências da Computação pela UNIVALI mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC, com estágio de doutoramento na The Open University. Atualmente é professor no Departamento de Administração Pública da UDESC e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Atua também como Diretor no Instituto Stela. Atuou como pesquisador e coordenou diversos projetos de P&D com organizações públicas (como a Plataforma Lattes e a Plataforma Aquarius com o MCTI, Portal SINAES com o MEC, DCVISA com a ANVISA e SIBEA com o MMA), organizações privadas (como Busca Semântica com Embraer e Plataforma de Gestão da Ética e da Integridade com o Itaú/Unibanco) e terceiro setor (como a Plataforma para Gestão do Absenteísmo com o SESI/BA e Plataforma da Gestão do Conhecimento do SENAI/CE-FIEC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia do conhecimento, gestão do conhecimento, data warehouse, business intelligence, ontologias, semantic web, planejamento de sistemas de informações e governo eletrônico.



Dionei Tonet

Dionei Tonet

Possui graduação em curso de formação de oficiais PMSC pelo Centro de Ensino da Policia Militar de SC (1992). Oficial PM – Tenente Coronel, Especialista em legislação e engenharia de Trânsito pelo CEPM (1993) Especialista em gestão de pessoas pela UNIDAVI (2008) Especialista em Matadisciplinaridade em docência do fundamental, médio e superior pela FACISA/CELER (2008) Especialista em administração da segurança pública UNISUL/CEPM (2009). Lotado na Diretoria de Instrução e Ensino – Sub Diretor, atuou como Sub diretor de captação e finanças da PMSC- 2016/2017; foi chefe da Divisão de Ensino(Ensino, Pesquisa e Extensão) do CEPM e Chefe de departamento de Educação a Distância – EaD/PMSC- 2014/2016 – Foi Diretor do Colégio Policial Militar – 2014. Trabalhou como comandante de organizações policiais militares na região do Alto Vale do Itajaí, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas educacionais e projetos. Um eterno aprendiz.



Édis Mafra

Édis Mafra

Engenheira civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc – France). Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e coordenadora da área de Gestão do Conhecimento (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina); Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano e Empreendedorismo e; coordenadora de projetos da Editora Pandion. Líder do Grupo de Pesquisa Inovação em ciência e Tecnologia (UFSC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Geoengenharia (UFSC/CNPq). Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores – ENE da UFSC.



Evaldo Afonso Pereira

Evaldo Afonso Pereira

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP). Servidor público municipal de Curitiba desde 1994. Atuação nas áreas de Gestão de Pessoas e Monitoramento e Avaliação (enfoque em Formação e Desenvolvimento Profissional na Escola de Administração Pública do IMAP).



Fabiane L. Bueno Netto Bessa

Fabiane L. Bueno Netto Bessa

Doutora em Direito (UFPR) – em tema tratando da responsabilidade social das organizações, Procuradora da Fazenda Nacional, atualmente na direção regional da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda – Paraná e Santa Catarina, professora adjunta (licenciada) da PUCPR aonde foi diretora do programa de Pós-Graduação em Direito Econômico e Socioambiental lecionando as disciplinas de e professora do Programa de Mestrado em Gestão Urbana, foi instrutora do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, consultora do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e membro do Conselho de Ética da ONG Transparência Brasil. Temas de interesse: desenvolvimento sustentável e responsabilidade social das organizações, políticas públicas e participação social, educação corporativa, redes.



Fernanda dos Santos

Fernanda dos Santos

Graduada em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Mestre em Engenharia e e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), . Atua nos grupos de pesquisa Gestão do Conhecimento Organizacional e Ambiental nas linhas de pesquisa: Gestão da Informação e Comunicação, Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo, e no grupo de pesquisa ENGIN Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação, nas linhas de pesquisa: Universidade Corporativa em Rede e Engenharia da Integração do Capital Intelectual.



Fernanda Kempner

Fernanda Kempner

Graduada em Administração. Especialista em: Marketing e Gestão de Pessoas e Gestão Financeira e Contábil. Mestre em Administração e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente na Faculdade Capivari nas disciplinas de Gestão de Pessoas e Administração da Produção. Participa do grupo de pesquisa ENGIN – Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação, nas linhas de pesquisa: Universidade Corporativa em Rede e Governança. Sua linha de pesquisa está relacionada à governança das redes de aprendizagem, alinhada com sua experiência em gestão e aprendizagem organizacional e acadêmica.



Francisco Antonio Pereira Fialho

Francisco Antonio Pereira Fialho

Engenheiro Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva. Líder do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência – NEDECC. Líder do Núcleo de Pesquisas em Complexidade e Cognição – NUCOG. Participante do ENGIN – Núcleo da Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento da UFSC e do LGR – Laboratório de Gestão Responsável.



Gertrudes Dandolini

Gertrudes Dandolini

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento e atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Uma das líderes do Grupo de Pesquisa IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação) e do ENGIN (Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento). Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Seus temas de ensino, pesquisa e projetos se relacionam a Teoria Geral dos Sistemas, Criatividade e Inovação e Gestão da Inovação, especificamente à Front End da Inovação, Inteligência para Inovação, Gestão de Inovação, Inovação Social e Universidade Corporativa em Rede.



Giovani Adriano

Giovani Adriano

Diretor da Academia de Perícias – Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina.











Inara Antunes Vieira Willerding

Inara Antunes Vieira Willerding

Doutora e Mestre em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduada em Administração. Professora, pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa de Inovação em Ciência e Tecnologia – UFSC/CNPq, organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, nacionais e internacionais. Atuante nas linhas de pesquisas de Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação, Tecnologias da Informação e Ensino/Aprendizagem. Consultora empresarial com foco no desenvolvimento de pessoas voltado ao Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, bem como na performance das organizações e do Potencial Humano com foco em resultados.



João Artur de Souza

João Artur de Souza

Graduado em Direito pelo Universidade do Sul Catarinense (UNISUL) e em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Matemática e Computação Científica e, Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Atualmente é Professor e SubChefe do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, e Professor e Coordenador Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É líder do Grupo de Pesquisa IGTI e sub líder do Grupo ENGIN – Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Na graduação tem trabalhado com disciplinas das áreas de Métodos Quantitativos de Pesquisa, Gestão da Inovação, Lógica Matemática e Técnicas da Engenharia do Conhecimento. Na pós-graduação tem atuado como pesquisador na área de Engenharia do Conhecimento com os temas:: Gestão da Tecnologia da Informação, Educação a distância, Inovação, Gestão da Inovação, Inteligência para Inovação, governança para a inovação e a universidade corporativa em rede. Tem experiência na área inteligência artificial, mais especificamente: Redes neurais, conjuntos difusos e Algoritmos genéticos.



João Francisco

João Francisco

Engenheiro, com pós em Engenharia Econômica e Produção; MBA pela FGV-Rio em Gestão Estratégica; Mestrado pela UCES e Doutorado pela UFSC. Lecionou Marketing e Comunicação Empresarial na Universidade – Esag-Única. Foi presidente e diretor executivo de várias empresas, grandes e pequenas. Empreendedor há mais de 10 anos ao ter fundado a empresa Convergence Consulting e se tornar investidor em empresa da área de tecnologia de banda larga. Atualmente é mentor da Endeavor e videobloger da Impact Player.



Jose Leomar Todesco

José Leomar Todesco

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC (1991 e 1995, respectivamente). Atualmente é professor associado III do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Sistemas de Informação na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e como pesquisador do Instituto Stela. Tem experiência na construção de Sistemas de Informação, com ênfase em Data Warehouse, Inteligência Artificial e Engenharia do Conhecimento, com interesse principalmente nos seguintes temas: business intelligence, engenharia de ontologias, sistemas de informação, representação de conhecimento, web semântica, processo de publicação de dados abertos no formato linked data.



Júnia Soares

Júnia Soares

Graduada em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre em Gestão Estratégica das Organizações Públicas pela ESAG/UDESC. Pesquisadora, palestrante e conferencista, trabalhou em organizações como H. Stern, Banco Nacional e Citibank. Atualmente é servidora de carreira da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina e há três anos preside a Escola de Governo do poder executivo estadual, a Fundação Escola de Governo – Ena’, conveniada com École Nationale de Administration – l’Ena’ França.



JKamil Giglio

Kamil Giglio

Possui bacharelado em Comunicação Social – UNISUL, licenciatura em Letras e literatura Francês, UFSC. Pesquisador e desenvolvedor de soluções que envolvem comunicação, educação e tecnologia. Mestrado e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e pela Hochschule Rhein Main (Alemanha). Possui experiência em projetos multidisciplinares, nacionais e internacionais, e experiência na interligação das áreas de Comunicação, Educação e Tecnologias digitais, com ênfase nas novas dinâmicas de comunicação e no processo de inovação. É professor e atualmente ministra disciplinas, cursos, palestras e participa de pesquisas em Comunicação, Tecnologias aplicadas à Educação, desenvolvimento e Avaliação de Competências, Métodos e Técnicas de Gestão do Conhecimento e Inovação (prêmio de inovação – 48 HEURES POUR INNOVER – INTERNATIONAL, Nancy Université – França).



Lilian Shulze

Lilian Shulze

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em saúde multiprofissional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é servidora de carreira da Polícia Civil de Santa Catarina – Secretaria de Estado da Segurança Pública como Psicóloga Policial Civil. Coordenadora de avaliação de desempenho e estágio probatório e docente na Academia de Polícia Civil. Suas áreas de concentração são gestão de competências e psicologia do trabalho. Tem como principais temas de interesse: Psicologia Organizacional e do Trabalho; Orientação, acompanhamento e desenvolvimento de carreira; Gestão de Pessoas; Avaliação e desenvolvimento de competências.



Márcia Uggeri Maraschin

Márcia Uggeri Maraschin

Diretora da Escola Regional da AGU 4ª região – Advogada da União. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Complutense de Madri /Espanha. Especialista em direito tributário Internacional administração Fazendária-ESAF.




Marcio Vieira de Souza

Márcio Vieira de Souza

Graduado em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialização em Educação, Mestrado em Sociologia Política (UFSC) e Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC). É professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC-UFSC) e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação PPGTIC-UFSC e do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. (EGC -UFSC) atuando como um dos lideres do Grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da UFSC (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, Sociologia, EaD, mídias digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, sociologia, redes sociais, vídeo e democracia, mídias digitais, desenvolvimento sustentável e novas tecnologias da informação e da comunicação e cidadania, metodologia de pesquisa.



Maria Isabel Fernandes

Maria Isabel Fernandes

Graduada em administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Gerente de Recursos Humanos da Associação Catarinense de Medicina desde 2009 e também é Gestora da Universidade Corporativa da Associação Catarinense de Medicina (UniACM).



Patrícia de Sá Freire

Patricia de Sá Freire

Pedagoga, especialista em psicopedagogia e marketing, e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento e dos Programas de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) e em Métodos e Gestão da Avaliação (MGA) da UFSC. Tem 3 livros publicados e mais de 100 artigos científicos em congressos, periódicos e capítulos de livros, nacionais e internacionais. Por dois anos foi escolhida como um dos 5 executivos de excelência em gestão do conhecimento pelo MAKE Award Brasil. Editora Chefe do International Journal of Knowledge Engeneering Management (IJKEM). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa ENGIN (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento) e membro do IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação) e do KLOM (Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional).



Raquel Hein Sievert

Raquel Hein Sievert

Coordenadora da Universidade Corporativa Senior desde janeiro/2013, tendo participado do processo de concepção, estruturação e implantação da área. Atuou na Senior também na coordenação de áreas de negócios como Treinamentos Técnicos, Administração Comercial e Gestão de Canais de Vendas. Bacharel em Letras pela Universidade Regional de Blumenau, fez especialização em Organização, Sistemas e Métodos e em Língua Inglesa, ambas pela FURB, em Gestão Estratégica de Vendas pela Fundação Getúlio Vargas e em Educação Corporativa pela Escola de Negócios Sustentare.



Regina Wundrack do Amaral Aires

Regina Wundrack do Amaral Aires

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa ENGIN – Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento EGC/UFSC/CNPQ. Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus de São Miguel do Oeste, e com MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia SENAI/SC Florianópolis. Bacharel em Secretariado Executivo graduada pela UNOESC. É Especialista em Educação no Departamento Regional do SENAI Santa Catarina, atuando há dez anos na área de Educação Profissional.



Robert Clive Jobim Freire

Robert Clive Jobim Freire

É especialista em desenvolvimento e reestruturação de empresas com foco em planejamento e gestão de vendas e comercial. Como consultor, sua trajetória acumula experiências por empresas do setor industrial e de serviço. Nos últimos 15 anos se dedicou ao setor de automóveis. Membro de Conselho de Administração, de Conselhos de gestão e executivo de linha de frente, atualmente é Diretor Executivo da rede Minami, concessionárias de automóveis Honda no Rio Grande do Sul, superando todas as metas estabelecidas pela montadora. Seu modelo de gestão colaborativa baseada no desenvolvimento de lideranças intraempreendedoras e de alta performance se tornou benchmark entre as concessionárias brasileiras.


Rodrigo Kraemer

Rodrigo Kraemer

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) UFSC. Possui graduação em Ciências Sociais pela UFPR (2006), Especialista em Polícia Comunitária e Especialista em Inteligência de Segurança, ambos pela UNISUL. Diplomado pela Escola Superior de Guerra – ESG no Curso Superior de Inteligência Estratégica – CSIE. Servidor Público Federal, trabalha desde 1999 na Polícia Rodoviária Federal, onde já exerceu o cargo de Coordenador de Inteligência. Foi Coordenador de grupo de trabalho para estudos referentes às linhas de pesquisa e centros de estudos da Academia Nacional da PRF. Atualmente trabalha Academia Nacional da PRF em Florianópolis, SC.


 

Roberto Pacheco

Roberto Pacheco

Engenheiro civil pela UFRGS, Doutor em Engenharia de Produção (UFSC) e professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. É fundador e pesquisador no Instituto Stela, onde atua em projetos em colaboração com o EGC/UFSC. É membro de comissões técnico-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC). É pesquisador nas áreas de governo eletrônico, gestão estratégica de informação e engenharia e gestão do conhecimento. Coordenou diversos projetos nessas áreas, incluindo Plataforma Lattes (CNPq), Rede ScienTI (internacionalização da Plataforma Lattes), Portal Inovação (CGEE/MCTI); Portal SINAES (INEP/MEC), Plataforma Aquarius (CGEE/MCTI), Portal de competências em vigilância sanitária (DC-VISA – Anvisa), Portal de competências em educação ambiental (DC-SIBEA – MMA) e Sistema de indicadores para as FAPs (SIFAPS – CONFAPl) e Universidade Corporativa Pública e em Rede (MAPA/ENAGRO). Sua produção acadêmica inclui mais de 480 colaboradores, com mais de 200 publicações em artigos, livros, capítulos e trabalhos em eventos, além de softwares e atividades técnicas de assessoria e colaboração técnico-científica. Atualmente participa como pesquisador do Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento – ENGIN/EGC/UFSC.



Talita Caetano

Talita Caetano

É bacharelada e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação(EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas área de concentração são gestão do conhecimento e psicologia das organizações e do trabalho. Cursa MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Faculdade Estácio de Sá. Tem como principais temas de interesse: Psicologia Organizacional e do Trabalho; Pós-graduação stricto sensu; Escolhas, trajetórias e desenvolvimento de carreira; Gestão de Pessoas; Educação a distância. Sua tese está relacionada ao Modelo Universidade Corporativa em Rede com foco nas mudanças comportamentais.


Thiago

Thiago Dias Costa

Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor na faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará e tem seus projetos desenvolvidos na implantação do modelo de Gestão por Competências na administração pública, prestando consultoria para diferentes órgãos federais e estaduais.




Willian Rochadel

Willian Rochadel

Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC) e Técnico em Eletrotécnica pelo CEDUP Dario Geraldo Salles. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Pesquisador no RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), Grupo de Pesquisa em “Tecnologia, Gestão e Inovação” e IGTI (Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação). Servidor Técnico Administrativo no Setor de TI da UFSC.