O Seminário Internacional RUASP/SC tem como objetivo promover a discussão de modelos referência de Redes de Aprendizagem visando para a formação e institucionalização da Rede de Universidades e Academias da Segurança Pública no Estado de Santa Catarina. O RUASP/SC se propõe a criar o ambiente propício a seleção e compartilhamento de informações entre os diferentes partícipes da Rede para a formação de parcerias e ajuda mútua na busca de soluções de problemas comuns e aprimoramento da capacitação e formação voltados a segurança pública. As discussões dos painéis e o relato de experiência desta Rede será um bom exemplar dos desafios que as policiais enfrentam na integração de suas ações e, como as redes de aprendizagem poderão ser o caminho para a promoção do diálogo em prol da segurança pública.

A REDE RUASP SC é uma rica oportunidade para socializar os projetos das Universidades e Academias, com suas políticas, práticas e ferramentas propostas e dar início à melhoria da governança de instituições de ensino que oferecem programas educacionais para o desenvolvimento da segurança pública em nosso Estado. Nessa perspectiva, este evento vem de encontro a necessidade, não somente de avanço do conhecimento científico sobre os temas, mas que as Instituições de Ensino Superior relacionadas à SSP se conheçam e reconheçam em suas funções primordiais e semelhantes, ou seja, formar um profissional da segurança pública cada vez mais capacitado e treinado à sociedade catarinense.

Neste sentido, como uma iniciativa da Secretaria de Segurança Publica do Estado de Santa Catarina e do  Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN), o Programa de Pós-Graduação e Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a CAPES oferece este evento.